28.3.06

Entrevista ao Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento




Entrevista da jornalista Cecília R. Ximenes
Exclusivo com o Bispo da Diocese de Baucau D. Basílio do Nascimento: “Caso das F-FDTL dá imagem de insegurança, para Timor”

Segundo o Bispo de Baucau, D.Basílio do Nascimento, o problema na instituição das F-FDTL é muito preocupante e gera insegurança. O responsável pela Diocese de Baucau considera que o problema é um “pesadelo” para a segurança da nação e uma má imagem para o nosso país – que, em Timor-Leste, não estamos sossegados e os investidores tpassam a ter medo de investirem no nosso país.

Qual a sua opinião relativamente ao problema que surgiu na instituição das F-FDTL?
A melhor solução é que as decisões sejam tomadas pela via do diálogo. O caso que refere diz respeito a toda a Nação. A situação a que se chegou deveria ter sido tomada pelos tribunais, pois é a instância onde os militares envolvidos poderiam procurar advogados a fim de defenderem os seus direitos. O melhor caminho para resolver o problema… é como tomar uma decisão. A decisão é sempre difícil, porque devemos definir uma linha e um critério. Não há outro caminho, os governantes devem tomar boas decisões para esta nação. Mas, como sabemos, nem todas as decisões agradam – umas pessoas gostam outras não. Não podemos esquecer que quando se toma uma decisão pode haver também injustiça, mas se falarmos sobre a situação militar, penso que é a situação interna de Timor-Leste – conflito, como este, não podemos deixar a decisão para médio ou longo prazo, os que têm voz de comando devem tomar decisões para resolverem esses problemas.

Sem comentários: