30.3.06

Saudade de Timor-Leste

Praia da Areia Branca, Díli. Timor-Leste.
(Fotografia de Eugénia Gonçalves)

A Eugénia Gonçalves envia-me esta fotografia por correio electrónico. Crianças na Praia da Areia Branca em Díli. Serve para matar saudades? Não, serve para inquietar o espírito.
A Eugénia foi professora de Português em Timor durante uns anos. Deu o que tinha ao serviço de Portugal. Muitos dos professores de Ensino Secundário que lá estiveram, e estão, foram, e são, criticados injustamente na maior parte dos casos - sou disso testemunha. O seu trabalho era corajoso, empenhado, dedicado, inventivo em muitas ocasiões. Dizem as más línguas que não estão preparados para a tarefa que lhes distribuiram, que foram porque não têm emprego em Portugal, que vão ganhar muito dinheiro, e muitas outras balelas. Teorias, teorias, já diziamos na escola quando éramos putos. Toda a gente séria sabe que não vão preparados para os desafios, é certo, mas quem vai, e quem podia ir preparado? Podiam ir melhor preparados para o que vão encontrar? Sim, sem dúvida. Mas não da forma que para aí se apregoa. Além do mais, a culpa não é seguramente deles, é de que os manda, que não dedicou um segundo de honestidade intelectual a pensar a formação e o enquadramento de que lá colocou.
A maioria dos professores (já agora, convirá dizer que a maioria são mulheres) lutou contra grandes dificuldades, de ordem variada: organizacionais, logisticos, algumas vezes financeiros, falta de clareza das opções políticas, de apoio de rectaguarda e muito mais! Depois, quem cá está, na "metrópole", na "capital", esquece-os com facilidade, não os respeita! «Estão cá (lá) se querem, e fazem o que lhes mandam, porque há muito quem queira!» É Portugal.
Aproveito também para fazer uma homenagem a uma antiga aluna da UNTL (Universidade Nacional de Timor-Leste), a Geovânia Reis, que está a estudar Medicina na Cuba de Fidel. Bom trabalho, boa sorte, boa luta. Aguenta as saudades, tenta matá-las com esta fotografia do paraíso. Um abraço amigo de Portugal, com coração timorense.

Sem comentários: