27.4.06

Mia Couto em Aveiro II

Mia Couto deslumbrou-nos. Não sei se o seu discurso foi claro para todos -- trouxe-nos uma mensagem dos antigos, dos espíritos. O respeito pela natureza e pelo Homem como parte da coisa, e não como uma coisa à parte. Ouvir as vozes do Rio, da árvore, da cobra, da cobra que "é quase cobra, mas mais à noite". A poesia e a ciência podem deitar-se na mesma cama, desnudadas, tirando as camisas de dormir. Os saberes e a sabedoria juntos.
É necessário saber ouvir, escutar o que nos é diferente, para que possamos perceber o todo, que tem muitos nomes em muitas línguas, e significados diferentes. Não há verdades absolutas de um só lado do rio. A poesia questiona as certezas da ciência, dá-nos inquietude.
O grande auditório do Centro de Congressos de Aveiro estava cheio, cerca de 700 lugares preenchidos! Esta iniciativa do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e da Fábrica "Ciência Viva", já conhecida como "Biologia na Noite", veio para vencer e mostrar que vale a pena descalçar as pantufas e ir pela noite adentro para escutar o rufar da vida.
Obrigado Mia Couto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»