26.5.06

Timor-Leste

Confrontos em Díli fazem vários mortos in Portugal Diário
É triste! É uma vergonha, é uma miséria! Este povo não merece isto. Agora está instalado o caos e há um terror difícil de sanar, mesmo que se volte a uma parente normalidade, imposta pela presença de estrangeiros. Esta ferida vai permanecer aberta, por mais que se diga o contrário. Deixou-se chegar a este estado de coisas algo que tinha solução bem mais simples, se fosse atempada e houvesse sensibilidade, apenas isso, apenas isso. Podem achar estranho, mas é assim mesmo.
Outra questão relevante tem que ver com esta perigosa afirmação de Angus Houston: «Queremos ser a parte imparcial, alguém em que todos confiam e que é capaz, essencialmente, de estabelecer um ambiente estável», disse, garantindo que as suas tropas permanecerão «neutras». Então, como é que eles foram para Timor? Não foi a convite do Governo? Imparciais? Cuidado com as facilidades que se possam dar a certas facções... este sinal pode ser perigoso. Será que já vem carregado dos sintomas revelados pela últimas afirmações de Howard?
Compreendo que a necessidade neste momento é de quem faça de fiel da balança, e nesse caso considero que devia ser o Presidente da República, mas nunca uma força militar vinda a convite do Governo. Nesse caso, deverão criar as condições de paz (!) para que seja possível a sociedade timorense encontrar, ela própria, saída para a crise, dentro da lei, e não dentro de contextos de imparcialidade. Não se pode ser imparcial com quem está fora da lei, seja de farda, seja sem farda. Os militares timorenses devem regressar ao quartéis, as armas devem ser depostas. Quem continuar a usar da força deverá ser detido. Mas também era importante que o Governo entendesse que as coisas não estão bem! Será que vão continuar com a defesa da tese que se trata de um golpe de estado? E se for? O que quererá isso dizer? Quem são os reponsáveis? Ainda não ouvi falar deles, por mais desconfianças que se lance para o ar.
Cuidado com a cegueira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»