27.6.06

Timor-Leste: textos importantes

1. «A história da independência de Timor-leste é também a história das piruetas dos australianos e das suas tentativas de deitar mão aos vastos depósitos petrolíferos nos mares envolventes, actualmente avaliados em mais de 30 mil milhões de dólares. Contudo, a Austrália sempre pintou o seu apoio à independência timorense como uma missão «humanitária» e de defesa dos «direitos humanos». Ainda hoje os meios de informação reflectem isso.» (continue a ler em Timor Online)
2. Conselho de Estado timorense aprova prorrogação das medidas de emergência, no PÚBLICO
3. «Há três anos, escrevi uma peça sobre as tentativas de correr com o PM Mari Alkatiri em Timor Leste, então uma nova nação independente que porfiava. Escrevi que acreditava que os USA e a Austrália estavam determinados a correr com o líder timorense, devido à sua posição dura sobre o petróleo e o gás, a sua determinação em não aceitar empréstimos internacionais, e o desejo deles de verem tomar o poder o Presidente Xanana Gusmão, amigo da Austrália.» Maryann Keady in Informação Alternativa (continue a ler)
4. «After hanging on to his tenuous position for weeks, Timor Leste's unpopular Prime Minister Mari Alkatiri finally succumbed to pressure and handed in a resignation letter yesterday.But analysts warn that his departure does not necessarily spell the end of unrest and violence in the impoverished country.» Marianne Kearney in Jakarta (continue a ler via Timor Online)

Sem comentários: