28.6.06

Timor

Tantos são os comentários referindo as questões internas de Timor como justificação para o que se está a passar, excluindo a "má vontade dos australianos" (que todos apenas queremos reputar de má vontade do governo australiano, claro), que julgo poder resumir a verdade, embora complexa, certamente, a esta imagem: os problemas internos socio-económicos (pobreza, falta de quadros técnicos, falta de estruturas do Estado, empresariais, "educação dos jovens à indonésia") e histórico-políticos (divisões graves interpartidárias; luta desesperada pelo poder de alguns elementos da oposição à Fretilin, que está a fazer um bom trabalho de governação, apesar de tudo, apesar de muitos erros), nomeadamente de 75, são a lenha, mas os interesses externos, claramente com a Austrália à cabeça (inclui-se aqui o Governo!), acendem o fogo e sopra, sopram, sopram!
Não adianta virem com as questões étnicas, políticas, etc. Get real!

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho estranho as faixas escritas em inglês que abundam nas manifestções em Dil. Todos sabesmos que poucos Timorenses falam inglês e poucos seriam capazes de escrever as faixas. Pese esta estranheza, não defendo o discurso de que a Australia tem culpa. E penso que ele é perigoso. Por várias razões: primeiro porque não é justo fazê-lo. Segundo, porque a ser injusto,pode pertubar a região e o desenvolvimento de Timor. Terceiro e mais importante, porque Timor corre o risco de se tornar "africano". Nos países africanos "espalhou-se" a teoria dos intereses internacionais, desculpando-se os líderes africanos dos crimes mais horrendos contra a sua população e a mais gritante corrupção. Africa pode ter sofrido pelos interesses externos, mas sofre muito mais pelos interesses internos. Ora para mim, é exactamente isso que está a acontecer em Timor... a que se junta a fome, a falta de acesso à educação, o desemprego, os primeiros passos do sistema de justiça...
Um abraço,
Nocas

Ângelo Ferreira disse...

obrigado pelas mensagens, que não ficarão sem resposta.

Anónimo disse...

HOY meus amigos...
vamos esquecer umbocadinho da politica
Espero que se metessem 1 forum sobre o jogo de portugal vs inglaterra?? e vamos apoiar PORTUGAL!! afinal de contas estes jogadores sempre apoiaram Timor. Depois vamos cantinuar viva xanana, alkatiri etc.

Portugal.....Portugal.....Portugal

A luta continua e sem fim....


ER'D