20.8.06

Boas notícias para Timor

19:12 20 AGO 06 País
Português lidera missão em Timor (no Expresso)

Comissário da PSP vai comandar reactivação da polícia no país

O comissário da PSP Antero Lopes, ao serviço das Nações Unidas, vai liderar o processo de reactivação da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), que se desagregou na guerra civil deste ano. O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, anunciou que o polícia português será um dos principais responsáveis pela criação de um novo ambiente de segurança no país.

A "reactivação" da PNTL "ficará sob a responsabilidade do ministro do Interior e do comissário Antero Lopes da ONU", informou Ramos-Horta.

O primeiro-ministro timorense referiu que Antero Lopes tem a "total confiança das autoridades de Timor-Leste" e definiu o comissário português como um "profissional competente e dos melhores ao serviço das Nações Unidas".

Antero Lopes, de 38 anos, foi o primeiro português a trabalhar no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas. Esteve já na Bósnia, é um veterano de Timor onde participou na formação da primeira força de polícia depois da independência.

Depois da missão em Timor-Leste, Antero Lopes passou a integrar o Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU, em Nova Iorque.

Com Lusa
SIC

Sem comentários: