28.11.06

Debate dos Prós

O debate de ontem do Prós & Contras podia antecipar-se pelas entradas dos diferentes intervenientes. O ministro começou logo por dizer que ali estavam todos pró, ninguém contra! Parafraseando um dos reitores, que lhe tinha dito aquilo mesmo minutos antes de começar o programa - lindo! Nunca tão pouco disse tanto sobre o Ensino Superior! É este medo da oposição aberta, do sentido crítico, da crítica incisiva e clara, da diferença de opiniões (contraditórias, pois claro!); é este excessivo-politicamente-correcto-apodrecido dos reitores, bem aproveitado pelo Ministro, diga-se de passagem, que fazem com que tudo seja um lago de águas paradas à superfície e muito agitadas logo uns dedos abaixo.
Contra o Ministro - é assim que se deve dizer, que toda a gente entende que está tudo a favor de melhor ensino superior- estiveram o Reitor de Lisboa Sampaio Nóvoa (nem sempre tão bem com os números), o Professor Adriano Moreira (apesar de se ter estendido demasiado) e o seu colega de bancada, o inacreditável Prof. Moniz "Patacas" Pereira.
O ministro dramatizou, esperneou, fez bem o seu papel de menino mimado (quem se deixa iludir pelo ar "caixa-de-óculos" desajeitado engana-se e bem!, que ele sabe e muito de comunicar...), convencido de ter sido um grande Ministro da Ciência, com um ego MIT (muito infinito trend), que agora, no ES, quer, pode e faz, e, à sua maneira (que não é muito mais do que pelo estrangulamento) vai salvar o ES em Portugal (vai?).
(continua)
~
Deixo aqui esta citação do artigo de José Medeiros Ferreira no DN:
"As universidades portuguesas estão assim sob fogo cruzado. A indução do Processo de Bolonha, numa versão uniforme e burocrata, e a ciência aplicada que há-de escorrer dos acordos com o MIT para as nossas oficinas superiores colocam o nosso ensino numa forte dependência exterior estratégico-científica.
Acresce que com o corte das verbas orçamentais encontram-se as universidades abatidas na sua autonomia e uniformidade.
O que se espera então da avaliação ao estado de saúde do doente à saída do bloco operatório, onde lhe enxertaram uns órgãos de Bolonha e outros do MIT? "

Sem comentários: