27.5.06

As declarações de Freitas do Amaral

«(...)
Vamos por partes. John Howard disse aquilo que todos sabemos ser um facto. O próprio Freitas do Amaral não contesta a validade do diagnóstico. Mais. Se verificarmos as declarações de Freitas do Amaral no último ano encontramos inúmeras declarações em que o ministro, tal como a Austrália, comenta assuntos internos de outros países.
Qual foi, então, o objectivo destas declarações? (...)»
Paulo Gorjão in Bloguítica
~
Não vou defender o ministro Freitas do Amaral, que aliás já fez muitas asneiras em matéria de diplomacia e de ingerências, mas não posso concordar com o Paulo, porque a situação em causa é bem diferente das ditas "normais". Há uma clara tentativa de aproveitar os erros da governação timorense por parte dos australianos. O Howard é o primeiro a estar mortinho por fragilizar o governo timorense, e todos sabemos bem porquê: Alkatiri não os deixou levar o que queriam do petróleo, não deixou os timorenses a aprender inglês, enfim, não lhes deu a praia de mão beijada. Ora, no momento que se atravessa, isso é muito mais do que uma ingerência! Pior, tendo o governo timorense pedido a ajuda da Austrália, é, no mínimo, o gesto necrófago do abutre vestido de pomba branca!
Que há erros na governação timorense, isso não contesto, mas nada justifica as manobras nas costas de um governo que foi eleito democraticamente, e por uma grande maioria. Goste-se ou não!
Portugal também tem fechado os olhos a certas coisas quando interessa, ou apenas por displicência, nomeadamente na cooperação e na forma como mantem presença no país. Terá de haver equilíbrio, nomeadamente nas relações com Camberra, mas também não posso aceitar que tenhamos de evitar um clima de desconfiança entre Lisboa e Camberra a qualquer custo. Não sei se os australianos estão assim tão preocupados com isso...
Caro Paulo, as coisas têm contextos!
Nota: Concordo em absoluto que Portugal esteve mal ao retirar a GNR de Timor. E devia mantê-la ao abrigo de um acordo bilateral. Aliás, devia ter uma presença militar se tal fosse requerido pelos timorenses.

1 comentário:

Klatuu o embuçado disse...

Já colocaram a possibilidade de o Senhor Ministro estar a envelhecer com grandes problemas de saúde mental... de que ninguém se apercebe?!