24.6.06

Do Timor Online

Vale a pena ler a declaração de princípio do blog Timor online:
Sobre as nossas convicções, de uma vez por todas.
Aquilo que ACREDITAMOS ser a melhor solução para Timor-Leste, passa pelo entendimento entre todos os orgãos de soberania democraticamente eleitos. Mesmo que esse entendimento tenha de passar por cima das desavenças pessoais dos seus responsáveis. E que a destituição de qualquer um dos seus reponsáveis deve ser feito no quadro constitucional.
Também acreditamos que existe da parte do governo australiano um interesse em agravar a crise, apoiando, financiando e organizando grupos que provocam incidentes, de forma a provocar uma situação de caos que lhes permita controlar politicamente Timor-Leste.
Assistimos diariamente a episódios, declarações e actos subversivos que pretendem aniquilar as instituições de Timor-Leste.
Vivemos em Timor-Leste há alguns anos. E, orgulhosamente, não reduzimos as nossas amizades, intimidades e solidariedariedades, à comunidade portuguesa, que tem sido uma peça fundamental para travar a démarche da "ocupação".Estamos informados, e termos opinião não faz de nós tendenciosos.Somos muitos e temos a mania de nos darmos com muitos e de andarmos sempre de um lado para o outro.
Estamos convictos do papel fundamental do Presidente Xanana Gusmão nos destinos de Timor-Leste e não temos sombra de dúvida da sua importância na História do país. Jamais pensaremos, apesar de criticarmos as suas últimas atitudes, que o faça consciente de estar a prejudicar o povo timorense.Mas, também estamos convictos, de que Timor-Leste precisa de Mari Alkatiri como responsável do Executivo de Timor-Leste, de Francisco Lu'Olo como Presidente do Parlamento Nacional.
Não nos esquecemos também de salientar a importância de José Ramos-Horta, internamente e para o exterior.Para nós, a raíz das crises internas entre os políticos timorenses, remonta ao tempo da luta pela indepêndencia, onde nunca ficou resolvido e reconhecido por todos a importância dos vários grupos e diásporas na resistência contra o invasor.

Sem comentários: